Edital 1º Feira de Ciências da EEEP de Pacatuba
1ª COORDENADORIA
REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
EEEP
de Pacatuba
I FEIRA DE CIÊNCIAS –
2015
Em 2015, a Feira de
Ciências será pela primeira vez organizada pela EEEP de Pacatuba.
Nesta 1ª edição da Feira, o objetivo principal é interagir os
alunos e professores do Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante
da Rede Estadual na perspectiva de fomentar a pesquisa científica no
âmbito das escolas públicas cearenses.
1. OBJETIVOS DO
EVENTO:
I. Estabelecer relações
dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base
comum e do ensino profissionalizante de nível médio com
problemáticas sociais, econômicas e ambientais, de caráter local,
regional, nacional ou global;
II. Envolver
participações ativas, práticas e conceituais de alunos, na
condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para
envolver toda a escola em procedimentos e resultados;
III. Contar com
assistência científica, tecnológica ou pedagógica externa,
compatível com a natureza das atividades do projeto, fornecida por
instituição acadêmica ou educacional, que partilhe com a escola
interesses no desenvolvimento do projeto;
IV. Promover o
intercâmbio cultural e científico entre os participantes do evento;
V. Estimular a
investigação e o interesse pelo estudo das ciências;
VI. Incentivar a
participação dos alunos e professores em eventos científicos desta
natureza.
2. JUSTIFICATIVA:
A I FEIRA DE CIÊNCIAS
representa mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de
trabalhos científicos e culturais no âmbito das escolas públicas
do Estado do Ceará. Além disso, é um espaço rico de
possibilidades com a expressão da criatividade e para o
desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no
campo da pesquisa.
Como lugar de acesso e
produção de conhecimento, a escola desempenha um papel extremamente
relevante na medida em que introduz os jovens no universo da cultura
científica, organizando, refletindo sobre seus conteúdos
curriculares e contribuindo assim para a construção de um ambiente
de curiosidade e de entusiasmo em relação à pesquisa.
A I FEIRA DE CIÊNCIAS
busca, fundamentalmente, ampliar o espaço para o desenvolvimento da
curiosidade científica, em sua dimensão histórica, social e
cultural, considerando os questionamentos que nascem das
experiências, expectativas e estudos teóricos dos estudantes
cearenses.
3. DESCRIÇÃO GERAL
DO PROJETO DA I FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS:
3.1 Abrangência:
O propósito é envolver
e integrar a EEEP de Pacatuba através da pesquisa científica às
escolas públicas das redes estadual e municipal de Ensino
Fundamental e Médio do Estado do Ceará através das feiras
escolares.
3.2 Projetos
participantes:
Deverá participar toda
a escola (Base Comum e Educação Profissional) representada por
trabalhos, relacionados às categorias propostas neste Edital.
3.3 Participantes dos
projetos:
I. Serão aceitos
projetos formados por equipes de alunos(as) da turma;
II. Todos os projetos
deverão ter a participação de 1 (um) Professor Orientador;
III.
Cada professor orientará 2 projetos, os mesmos poderão ser
sugestionados pelos professores orientadores, bem como pelos alunos
orientados;
IV.
Cada projeto deverá possuir além de 1 (um) professor orientador, 10
a 13 alunos participantes.
4. SELEÇÃO:
A I FEIRA DE CIÊNCIAS E
CULTURA contará com três categorias, sendo elas:
I. Ciências da Natureza
e suas Tecnologias;
II. Ciências Ambientais;
III. Robótica
Educacional.
Obs.: Os projetos
inscritos que apresentarem irregularidades técnicas na formatação
dos dados, na composição dos resultados ou qualquer outro item
regularizado pelo evento, poderão ser desclassificados.
A EEEP de Pacatuba
selecionará, através dos critérios determinados neste regulamento
os trabalhos enviados para COMISSÃO COORDENADORA DA I FEIRA DE
CIÊNCIAS.
4.1. FEIRA REGIONAL:
A EEEP selecionará os
trabalhos, através de sua Feira de Ciências, os 03 (três) melhores
trabalhos, 01 (um) para cada categoria. A seleção deverá seguir os
critérios determinados neste regulamento (Item 11.3.).
5. RESPONSABILIDADES:
A ESCOLA: Será
responsável pela realização da feira escolar; Selecionar os
trabalhos por categoria; Transportar os alunos selecionados para o
local onde acontecerá a FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA.
6. INSCRIÇÃO:
6.1.
FEIRA ESCOLAR: Os responsáveis pelos trabalhados deverão
providenciar os seguintes documentos:
I.
Ficha de Identificação da Equipe (Anexo I);
II.
Dados do projeto (Anexo II);
III.
Resumo do projeto (Enviar arquivo em formato digital – PDF).
Os
documentos acima deverão ser entregues a COMISSÃO COORDENADORA DA I
FEIRA DE CIÊNCIAS.
6.2.
DESCRIÇÃO DOS DOCUMENTOS:
a)
Ficha de Inscrição: Os participantes deverão registrar seus dados
de identificação (Anexo I);
b)
Resumo: Deverá ser escrito em Português contendo, no máximo, 400
palavras, ser digitado no editor de texto BrOffice ou similar em
fonte “Arial 11”, espaçamento simples. O mesmo deve ser enviado
a COMISSÃO COORDENADORA DA I FEIRA DE CIÊNCIA devidamente
identificado para o seguinte e-mail: eeeppacatubalei@gmail.com
– O arquivo deve ser nomeado com 1 (uma) palavra-chave do projeto.
Deverá
incluir:
I.
Introdução;
II.
Metodologia;
III.
Resultados;
IV.
Considerações Finais.
c) Modelo:
Título:
FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA – PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR
PATOLOGIAS HUMANAS.
Autores
Luara
Barros Lourenço¹
Evanir
Araújo de Sousa¹
Gerciê
Oliveira Castro²
1
Alunas da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
2
Professor de Biologia da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
INTRODUÇÃO:
A
caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual
deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e
medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está
presente também à dependência onde o homem retira da natureza
todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O
desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é
algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos,
mas que apresenta uma riqueza de nutrientes importantes para a dieta
humana. Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos
alimentares da população deste Município como forma de pensar
políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir
várias patologias humanas.
METODOLOGIA:
No
desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e
professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de
preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para
a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento
da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e
posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas
coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e
posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento
bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o
princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial
medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará
com a produção de Herbário e um Atlas de botânica escolar que
servirá para o acervo de pesquisa de alunos.
RESULTADOS:
Neste
levantamento preliminar, foram identificadas taxiomicamente 20
espécies de frutas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias.
Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem
aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na
preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de
iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas
mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção
a práticas econômica e ecologicamente correta.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Os
recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e
econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo
não só os anseios da população mas, sobretudo, práticas de
preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas
silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies
das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido,
distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies
identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na
alimentação humana e todas contribuem significativamente na
preservação ambiental do bioma caatinga.
Palavras-chave:
Caatinga
E-mail
para contato: pnixwqptecfg@mail-temp.appspotmail.com (e-mail
fictício)
*Só
serão aceitos resumos entregues à COMISSÃO COORDENADORA DA I FEIRA
DE CIÊNCIAS (item 6.2).
*Não
serão aceitos resumos fora do padrão acima (item 6.2 letra b).
*O
professor-orientador será responsável pela elaboração de um
cronograma de atividades de seus respectivos projetos, para
acompanhamento por parte de seu coordenador de área.
*A
revisão ortográfica de todo material elaborado por cada projeto
ficará sob responsabilidade do professor-orientador.
6.4.
PRAZOS:
I.
Para envio das fichas de inscrição e resumos dos projetos: de 12
de Maio a 15
de Maio de 2015;
7.
CATEGORIAS:
Observar
anexo II.
8.
EXPOSIÇÃO:
Os
projetos deverão ser montados no respectivo dia de apresentação,
dia 03 de Junho de 2015.
Todos
os projetos das categorias Ciências da Natureza e suas
Tecnologias, Ciências Ambientais, Robótica
Educacional
devem
ser apresentados na Feira Regional na forma de BANNER
e ESTANDE,
seguindo o padrão estabelecido pelo evento, também deverá ser
apresentado o CADERNO
DE CAMPO ou de
PESQUISA
(Este deverá ficar exposto em cada estande).
Não
será permitido nada que fuja as regras de segurança.
O
espaço reservado para cada expositor é de no mínimo 2,00m x 1,00m
e no máximo 4,00 x 4,00m.
A
apresentação visual deve ser em Português.
Será
permitida a distribuição de cartões de contato e folders relativos
ao projeto. Entretanto, a distribuição não pode fazer parte da
apresentação.
9.
ESTANDES:
Cada
estande será identificado por uma numeração. Cabe ao professor
orientador, antes da montagem, solicitar a comissão organizadora
do evento a sua localização.
10.
REGRAS DE SEGURANÇA:
- Combustíveis;
- Baterias com células expostas;
- Bebidas alcoólicas;
- Substâncias tóxicas ou de uso controlado sem utilização de EPI;
- Colocação em marcha de motores de combustão interna;
- Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos sem supervisão do orientador;
- Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório similares;
- Prêmios, medalhas que tenham sido conquistados pelo grupo;
- Aparelhos de áudio/vídeo que não façam parte do Projeto.
Será
PROIBIDA a exposição dos seguintes itens:
*Todo
projeto inscrito em área inadequada poderá ser reclassificado pela
Comissão Coordenadora da I FEIRA DE CIÊNCIAS, e informado aos
autores.
11.
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
11.1.
Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
Neste
documento, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que
realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as
datas respectivas.
MANUSCRITO.
O
Caderno deverá conter:
a)
Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas,
das novas indagações;
b)
Poderá ter fotos, gravuras, figuras e desenhos;
c)
Registro das datas e locais das investigações;
d)
Registro dos testes e resultados;
e)
Entrevistas e consultas às pessoas fonte;
f)
Referências Bibliográficas.
O
Caderno de Campo não faz parte dos documentos de inscrição, porém,
deve permanecer no expositor.
11.2.
Da Exibição Visual e Apresentação Oral (Observar Anexo III):
A
exibição visual deverá ser feita na forma de banner e estande de
maneira clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para
possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O banner deverá
seguir o seguinte padrão técnico:
I.
Tamanho do banner: Largura: 90cm; Altura: de 90cm até 1,20m (no
máximo);
II.
O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos,
1 m;
III.
Horário das Sessões de banner: Todo período de apresentação;
IV.
A Solenidade de Premiação ocorrerá no dia 08 de Junho de 2015, no
Ginásio Poliesportivo da referida EEEP;
V.
Os estandes deverão ser desmontados logo após o fim das
apresentações.
11.3.
Critérios de Avaliação:
Critérios
de Avaliação Pontuação
a)
Criatividade e inovação 20 pontos
b)
Conhecimento científico do problema abordado 20 pontos
c)
Metodologia científica 10 pontos
d)
Profundidade da pesquisa 10 pontos
e)
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho 20 pontos
f)
Ilustrações e complementos 10 pontos
g)
Caderno de Campo 10 pontos
11.3.1.
Criatividade e Inovação (20 pontos):
Criatividade
é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas.
Inovação é a implementação de um novo ou significativamente
melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática
de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.
Nem
sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente
novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação
original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações
consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes.
11.3.2.
Conhecimento científico do problema abordado (20 pontos):
Do
conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é
extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do
conhecimento científico o educando poderá construir modelos,
desenvolverá explicações do mundo físico e natural e será capaz
de interagir com eles. Precisam demonstrar que aprenderam
significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho
defendido, também precisam demonstrar que desenvolveram a capacidade
de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos
conhecimentos científicos.
11.3.3.
Metodologia Científica (10 pontos):
Os
educandos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas
investigações, que instrumentos eles utilizaram para coletar dados;
quais as fontes que eles pesquisaram, como eles tiveram acesso a
estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas todas
estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos
científicos adquiridos.
11.3.4.
Profundidade da Pesquisa (10 pontos):
No
decorrer da apresentação deverá ser possível perceber até que
ponto os alunos se envolveram com a pesquisa; até que ponto eles
demonstraram interesse em desenvolvê-la, até que ponto eles
buscaram fundamentações científicas que fundamentassem a sua
pesquisa, finalmente, em que nível científico a pesquisa ficou
situada.
11.3.5.
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20 pontos):
Levando-se
em consideração o pouco tempo destinado à apresentação, já que
o avaliador tem outros trabalhos para avaliar, os autores devem
planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que
o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser
bem explicadas e bem interpretadas.
11.3.6.
Ilustrações e complementos (10 pontos):
As
equipes devem privilegiar o espaço do banner (0,90cm x 1.20m)
destinando a maior parte (cerca de 75%) deste para exposição de
ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc). No
espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao
trabalho apresentado. Caso a quantidade de ilustrações seja elevada
será permitido a exposição de mais ILUSTRAÇÕES (textos não) nas
paredes internas dos stands.
11.3.7.
Caderno de Campo (10 pontos):
No
Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que
realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as
datas respectivas.
11.4.
Avaliação:
- Cada projeto será avaliado por, no mínimo, 02 (dois) avaliadores – sendo estes professores pertencentes ao quadro de professores do referido estabelecimento de ensino.
- Pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer sempre junto ao seu estande;
- A avaliação dos projetos ocorrerá no dia 03 de Junho de 2015, de acordo com os horários definidos (Item 14);
- O grupo de avaliadores deverá ser composto por professores, pesquisadores e profissionais ligados a escolas, universidades, empresas e instituições públicas e privadas;
- É VEDADA a interferência do professor-orientador durante a avaliação;
OBSERVAÇÃO:
NOTA
PARCIAL – O cálculo que tomará por base a média de avaliação
individual será composto: pela nota individual no desempenho
de cada aluno nas atividades do projeto (dada pelo orientador),
somadas com a nota final do trabalho na classificação final
da feira (média dos jurados), divididos por 2 (dois).
12.
CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS:
12.1.
Premiação dos Projetos:
- Serão premiados somente os primeiros lugares de cada categoria, de acordo com sua pontuação bruta;
- Em caso de empate ao final, os Critérios de desempate serão respectivamente conforme o ordenado neste edital, considerando primeiramente àqueles de maior peso:
- Criatividade e Inovação (20 pontos);
- Conhecimento Científico do problema abordado (20 pontos);
- Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho (20 pontos);
- Metodologia Científica (10 pontos);
- Profundidade da Pesquisa (10 pontos);
- Ilustrações e Complementos (10 pontos);
- Caderno de Campo (10 pontos).
- Permanecendo o empate, a decisão do primeiro lugar da categoria ocorrerá mediante sorteio.
12.2.
Casos Omissos:
Os
casos omissos sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão
resolvidos pela Comissão Coordenadora da I Feira de Ciências e
Cultura (Amanda Oliveira, Gilana Ferreira, Jéssica de Oliveira
Januário, João Paulo Diógenes).
13.
PENALIDADES:
- A não observância das normas estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos;
- Atos de indisciplina, por parte dos expositores, serão encaminhados à Comissão Coordenadora da I Feira de Ciências e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação;
- Casos especiais serão analisados pela Comissão Coordenadora da I Feira de Ciências;
- A falta de organização dos estandes implicará sobre a avaliação realizada pelos jurados – implicando também a desmontagem e limpeza do espaço físico do trabalho exposto no tempo determinado
ANEXO
I
I
FEIRA DE CIÊNCIAS
FICHA
DE INSCRIÇÃO (por projeto)
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
a)
Aluno(s): (Indicar o aluno coordenador do projeto)
a)
a) Aluno(a):
_______________________________________________________________________
Endereço:
____________________________________________________________________________
Bairro:
_______________________________________________________________________________
CEP:
_____________-______
Telefone/Fax:
______________-________
E-mail:
______________________________________________________________________________
a)
b) Aluno(a):
______________________________________________________________________
Endereço:
__________________________________________________________________________
Bairro:
_____________________________________________________________________________
CEP:
_______________-______
Telefone/Fax:
_____________-________
E-mail:
_____________________________________________________________________________
a)
c) Aluno(a):
_____________________________________________________________________
Endereço:
_________________________________________________________________________
Bairro:
____________________________________________________________________________
CEP:
_______________-______
Telefone/Fax:
________-________
E-mail:
____________________________________________________________________________
b)
Orientador:
Professor(a)
Orientador(a): ______________________________________________________
Endereço:
_________________________________________________________________________
Bairro:
____________________________________________________________________________
Telefone/Fax:
_______________-________
CEP:
__________-______
E-mail:
____________________________________________________________________________
ANEXO II
I
FEIRA DE CIÊNCIAS
DADOS
DO PROJETO
Título:
__________________________________________________________________________
Categoria:
_______________________________________________________________________
- I. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- II. Ciências Ambientais;
- III. Robótica Educacional.
ATENÇÃO!
1.
O que define a área de inscrição é o objeto da pesquisa e não a
sua aplicação;
2.
Assinalar apenas uma opção dentro da categoria desejada;
3.
As parcerias com Instituições de Pesquisa em qualquer nível de
ensino são admitidas e estimuladas.
ANEXO III
COMO
FAZER UM BANNER CIENTÍFICO
1.
Função do Banner: Sintetizar informações e dados relevantes da
pesquisa.
2.
Formato Gráfico:
2.1.
Tamanho do banner: 90cm de largura por 1,20m de altura (90cm x
1,20m);
2.2.
Tamanho da fonte e espaçamento entre linhas: (legível a uma
distância de pelo menos 1m – dependerá da quantidade de
informação contida; no banner).
- Tamanho recomendado de fonte para título: 40;
- Tamanho recomendado de fonte para texto: 26;
- Tamanho recomendado de fonte para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc: 14 a 16;
- Tamanho recomendado de fonte para contato: 14 a 16.
2.3
Cor da fonte (Que se destaque da cor definida no plano de fundo do
banner).
2.4
Alinhamentos: justificado.
2.5
Margens: (esquerda 3.0 cm / direita, superior e inferior 2,5 cm.).
3.
Estrutura do banner:
3.1.
Título:
- Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho, ou seja, o objeto de pesquisa;
- Deve ser centralizado.
3.2
Autores e Orientador(a):
- Citados por extenso;
- Deve ser centralizado.
3.3
Introdução:
- Apresenta uma visão geral do trabalho;
- Utilizando autores e teorias que dão subsídios ao trabalho;
- Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa (Relevância do problema ou tema estudado), realçando a relevância social e acadêmica do estudo;
- Hipóteses/Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
3.4
Metodologia:
- Apresenta os procedimentos de coletas e análise dos dados;
- Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista, etc.) adotados pelo pesquisador.
3.5
Resultados:
Indicação
dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram
obtidos e quais as suas implicações.
3.6
Considerações Finais:
- Breve resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema;
- Confirma ou refuta as(os) hipóteses/objetivos do trabalho.
- Deverá apresentar deduções lógicas e correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
3.7
Referências Bibliográficas:
- Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme normas da ABNT;
- Citar as três fontes mais importantes.
ATENÇÃO!
Sobre a colocação de Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras
Quando
houver Fotos, essas devem ser ampliadas, preferencialmente em cores,
com boa resolução, contendo legenda abaixo das mesmas. Tabelas e
Figuras, também devem ser ampliadas, com boa qualidade de impressão,
contendo legenda explicativa. Recomenda-se mesclar texto, gráficos e
figuras. Não esqueçam! 75% do Banner deve ser composto por
Gráficos, Tabelas, Fotos, Figuras, etc.
ANEXO
IV
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Atividade
|
Período
|
Apresentação do Edital aos professores.
|
15 de Abril
|
Apresentação do Edital aos alunos.
|
17 de Abril
|
Composição das Equipes e Definição do
Orientador
|
22, 23 e 24 de Abril
|
Período de Inscrições.
|
12 a 15 Maio
|
Encontros destinados à orientação dos
projetos.
|
29 de Abril
06, 13, 20, 27 de Maio
01 e 02 de Junho
|
I Feira de
Ciências.
|
03 de Junho
|
Cerimônia
de Premiação
|
08 de Junho
|
ANEXO V
RELAÇÃO
DE PROFESSORES-ORIENTADORES PARTICIPANTES
- Vladson;
- Igor Renne;
- Emanuel Heder;
- Dalmo;
- Marcos;
- Anderson;
- Karine;
- Cícero;
- Karol;
- Rayro;
- John Wirley;
- Jean;
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