O SPAECE
Muito
alunos já ouviram falar, mas não sabe o que é o spaece temos logo
abaixo um pouco da história do spaece e sua finalidade.
O
Sistema Permanente
de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) foi
implementado em 1992 pela Secretaria da Educação (SEDUC), com o
objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os
alunos da rede pública do estado.
Quadro
1 – Evolução do SPAECE, por abrangência, série/ano e nº de
alunos avaliados.
ANO
|
ABRANGÊNCIA
|
SÉRIE/ANO
|
Nº
DE ALUNOS AVALIADOS
|
1992
|
Fortaleza
|
4ª
e 8ª EF
|
14.600
|
1993
|
Fortaleza
e 14 municípios sede das Delegacias
|
4ª
e 8ª EF
|
22.886
|
1994
|
Fortaleza
e 14 municípios sede das Delegacias
|
4ª
e 8ª EF
|
21.812
|
1996
|
Fortaleza
e 14 municípios sede das Delegacias + 05 Municipalizados
|
4ª
e 8ª EF
|
25.253
|
1998
|
Fortaleza
e 20 municípios sede dos CREDE + 02 municípios por CREDE
|
4ª
e 8ª EF
|
39.710
|
2001
|
Adesão
das escolas (184 municípios) – SPAECE NET
|
8ª
EF e 3ª EM
|
12.540
|
2002
|
Adesão
das escolas (179 municípios) – SPAECE NET
|
8ª
EF e 3ª EM
|
23.258
|
2003
|
Adesão
das escolas (184 municípios) – SPAECE NET
|
8ª
EF e 3ª EM
|
28.557
|
2004
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipal
|
4ª
e 8ª EF e 3ª EM
|
141.593
|
2006
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
4ª
e 8ª EF e 3ª EM
|
187.561
|
2007
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º
EF
|
170.904
|
2008
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º,
5º e 9º EF e 1ª, 2ª e 3ª EM
|
614.566
|
2009
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º,
e 5º EF e 1ª, 2ª e 3ª EM
|
546.951
|
2010
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º,
5º e 9º EF e 1ª, 2ª e 3ª EM; EJA (AF e EM)
|
667.196
|
2011
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º,
5º e 9º EF; 1ª, 2ª e 3ª EM; EJA (AF e EM)
|
658.654
|
2012
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
2º,
5º e 9º EF; 1ª, 2ª e 3ª EM; EJA (AF e EM)
|
647.693
|
2013
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
Censitário:
2º e 5º EF 1ª EM e EJA (AF e EM) Amostral 9º EF 2ª e 3ª EM |
659.669
|
2014
|
Universalizado
(184 municípios) – Redes Estadual e Municipais
|
Censitário:
2º, 5º e 9º EF 1ª EM e EJA (AF e EM) Amostral 2ª e 3ª EM |
551.341
(previsão)
|
Por
considerar a
importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, em
2007, a SEDUC ampliou a abrangência do SPAECE, incorporando a
avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino
Médio para as três séries, de forma censitária. Assim, o SPAECE
passou
a compreender a avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do EF
(SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades
esperadas para as demais etapas de escolaridade, nas disciplinas de
Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 5º e 9º anos
do EF e nas turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do EM. As informações
coletadas, a cada edição, identificam o nível de proficiência e a
evolução do desempenho dos
alunos
do estado.
São
aplicados, também, desde 2008, questionários contextuais aos
alunos, a partir do 5º ano do EF, e a professores e diretores. O
SPAECE utiliza três tipos de questionários: o primeiro é dirigido
aos alunos, permitindo a elaboração de indicadores relacionados ao
perfil socioeconômico e hábitos de estudo, abrangendo também
algumas dimensões do ambiente de aprendizagem; o segundo destina-se
aos professores da Língua Portuguesa e Matemática; e o terceiro,
aos diretores. Tais questionários possibilitam traçar o perfil
educacional, a experiência e a formação profissional, a prática
docente e a gestão escolar de todos os envolvidos na área
educacional, propiciando a associação entre o desempenho dos alunos
e as variáveis contextuais.
Em
2010, os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA EF 2º
Segmento, EJA EM 1º Período e 2º Período – passaram a ter
acompanhamento, por meio de resultados apresentados de modo
independente daqueles alcançados pelos alunos do ensino regular (EF
e EM) nas avaliações do SPAECE. Esse modelo de divulgação
permitiu, assim, melhor acompanhamento dos alunos desta modalidade de
ensino, com resultados próprios e ações e intervenções adequadas
a esse público, objetivando uma melhor qualidade no aprendizado.
Em
2012, os testes da 3ª série do EM e 2º período da EJA EM foram
organizados em quatro áreas, em convergência com a proposta da
Matriz de Referência para o ENEM, do Ministério da Educação. Os
testes de Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE consideraram
também as respectivas matrizes do SPAECE e receberam a denominação
de testes de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e
suas Tecnologias. Foram também aplicados os testes para as áreas de
Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e de Ciências
Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da
prova de Redação. Nesta edição, os alunos das escolas municipais
e estaduais do Ceará foram avaliados no 2º ano do Ensino
Fundamental, em Língua Portuguesa (Leitura). Os alunos do 5º e 9º
anos e 2º segmento da EJA Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries
e 1º período da EJA Ensino Médio foram avaliados nas disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática.
No
ano de 2013, foram avaliados o nível de leitura dos alunos do 2º
ano (SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades
esperadas para as demais etapas de escolaridade nas disciplinas de
Língua Portuguesa e de Matemática dos alunos do 5º e 9º anos do
EF, das 1ª, 2ª e 3ª séries do EM e nas turmas da EJA do EF (2º
segmento) e da EJA do EM (1º e 2º períodos). A avaliação foi
realizada de forma censitária para os alunos do 2º e 5º anos do
EF, da 1ª série do EM e para os alunos da EJA presencial Anos
Finais do EF (2ºsegmento) e da EJA presencial do EM (1º e 2º
períodos). No 9º ano do EF, a avaliação foi amostral, em
decorrência da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar –
ANRESC/Prova Brasil em 2013. E nas 2ª e 3ª séries do EM, o SPAECE
também foi amostral em virtude de os alunos dessas séries
participarem do ENEM 2013. As amostras foram selecionadas a partir
dos dados do Censo Escolar 2013. Ressalta-se que esses dados
amostrais (9º ano do EF e 2ª e 3ª séries do EM) mantiveram a
série histórica do SPAECE, implantado no ano de 1992.
Em
2014, a avaliação dos alunos da 2ª e 3ª séries do EM continuou
sendo realizada de forma amostral, com representatividade por escola.
Nas demais etapas, a avaliação foi censitária nos 2º, 5º e
9º anos do Ensino Fundamental (EF); 1ª série do Ensino Médio (EM)
e EJA presencial (2º segmento do EF; 1º e 2º períodos do EM).
Assim, como em anos anteriores, com exceção de 2012, foram
avaliados o nível
de leitura dos alunos do 2º ano (SPAECE-Alfa) e o domínio das
competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de
escolaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática
dos alunos do 5º e 9º anos do EF, das 1ª, 2ª e 3ª séries do EM
e nas turmas da EJA do EF (2º segmento) e da EJA do EM (1º e 2º
períodos).
O
conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar
a qualidade da educação pública em todo o estado do Ceará,
produzindo resultados por aluno, turma, escola, município, credes e
estado. Ao mesmo tempo, os resultados têm servido de base para
implementação de políticas públicas educacionais e de práticas
pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. O SPAECE
tornou-se um instrumento essencial na fomentação de debate
público e na promoção de ações orientadas para a melhoria e
execução da democratização do ensino, garantindo a todos
igualdade de acesso e permanência na escola
Esta
avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da
aprendizagem dos alunos, com seus pontos fracos e fortes, e sobre as
características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em
se tratando de uma avaliação de característica longitudinal,
possibilita,
ainda, acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo
do tempo.
Um
olhar para cada etapa de escolaridade e modalidade de ensino
A
idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do
atual governo com a alfabetização das crianças logo nos primeiros
anos de escolaridade, expressa por meio do Programa Alfabetização
na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual,
externa e censitária para identificar e analisar o nível de
proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
matriculados nas escolas da rede pública (estadual e municipais),
possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade
em leitura de cada aluno.
A
Avaliação dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da
EJA Anos Finais (presencial; rede estadual) é feita em caráter
censitário para as etapas avaliadas, com periodicidade anual. A
referida avaliação é realizada com a finalidade de diagnosticar o
estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do
desempenho dos alunos do 5º e 9º anos (regular e EJA presencial da
rede estadual), com
os fatores associados a este desempenho, produzindo informações que
possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção
na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).
A
Avaliação do Ensino Médio é realizada, anualmente, de forma
censitária, na 1ª série do Ensino Médio. Para as 2ª e 3ª
séries, a aplicação foi censitária no período de 2008 a 2012,
passando a ser amostral a partir de 2013. Mesmo em uma avaliação
amostral, tem-se a participação de alunos de todas as escolas da
Rede Estadual de ensino. Assim, nas avaliações do 5º e 9º anos do
EF, os dados coletados permitem analisar a evolução do desempenho
dos alunos do EM, bem como traçar um perfil dos alunos e pesquisar
os fatores contextuais associados ao desempenho desses alunos.
Para
os alunos da Educação de Jovens e Adultos, oferecida de forma
presencial, são realizadas avaliações nos Anos Finais do Ensino
Fundamental e Ensino Médio da Rede Estadual de educação: uma
avaliação para o 2º segmento da EJA Ensino Fundamental e outra
voltada para os 1º e 2º períodos do Ensino Médio.
fonte: http://www.spaece.caedufjf.net.
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